Rádio Forquilha online

Fortaleza: 36 mil pessoas já foram vacinadas com 2ª dose

 O número de pessoas em Fortaleza que já tomaram a segunda dose da vacinação contra a covid-19 chegou a 26.619 nesta quinta-feira (25), conforme informou a Prefeitura de Fortaleza. A marca ocorre em paralelo a um reabastecimento no estoque dos imunizantes com a chegada de novas unidades, na véspera. O total de pessoas que tomaram a primeira dose é de 115.442 – incluindo aí os que já tomaram as duas.

FOTO JOÃO FLORENÇO


A capital cearense recebeu 20.190 novas doses da AstraZeneca, conhecida também como a vacina de Oxford, na última quarta-feira (24), fazendo com que seja retomada a aplicação das unidades em idosos a partir de 75 anos, etapa que estava paralisada até o momento. A aplicação da segunda dose também continua. No processo de imunização contra a covid-19, é preciso administrar duas doses da vacina em cada pessoa, havendo entre as duas aplicações um intervalo determinado para que o imunizante tenha o efeito adequado, que varia de acordo com a vacina.


Em uma videotransmissão ao vivo feita pelas redes sociais, a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Aline Gouveia, falou sobre o processo logístico relacionado à chegada das novas unidades: “A partir de hoje [ontem], reiniciamos o drive-thru do Centro de Eventos e a vacinação domiciliar por meio da atuação de 70 equipes da Secretaria Municipal da Saúde. As novas doses darão continuidade à vacinação dos idosos acima de 75 anos cadastrados pela plataforma Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza que ainda aguardam a D1”, disse ela.


Com isso, o ponto de vacinação do Centro de Eventos recebeu, excepcionalmente nesta quinta-feira, os idosos que tinham sido convocados para receber a primeira dose da vacina, mas acabaram perdendo o dia agendado. O drive-thru funcionou das 10 às 17 horas. A capacidade instalada do equipamento, conforme a Prefeitura, é projetada em 800 pessoas no critério estabelecido.

Atualmente, as segundas doses da CoronaVac estão sendo aplicadas pelo poder público nos trabalhadores de saúde e em idosos das instituições de abrigo. A Prefeitura informa que, ao longo da última quarta, 1.620 dessas pessoas receberam o imunizante. “100% dos nossos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente, nos postos de saúde, nas UPAs, no Samu, nas emergências e no âmbito intra-hospitalar já receberam a primeira dose da vacina. Neste momento, seguimos aplicando, mediante agendamento prévio, as segundas doses no Centro de Eventos do Ceará, cuja capacidade diária de atendimento é de 4 mil pessoas”, pontuou a secretária.


A lista de profissionais agendados pelas unidades de saúde em que atuam está disponibilizada no Portal da Prefeitura de Fortaleza. Já os idosos institucionalizados seguem recebendo a segunda dose do imunobiológico nas instituições onde moram. “Neste grupo, já estamos finalizando a aplicação da dose dois”, disse Aline Gouveia, destacando ainda que a partir de hoje o drive-thru do shopping RioMar Kennedy tem sua operação retomada. Já as salas de acolhimento para a vacinação, instaladas nos Cucas, serão continuadas em datas e logísticas informadas em breve.

Prevenção
Na ocasião, a secretária também reiterou a importância da obediência às orientações sanitárias para a prevenção de infecções pelo novo coronavírus, ressaltando que essas medidas seguem tendo papel fundamental para o controle da pandemia: “Quem recebeu a vacina não está livre do uso da máscara. Essa medida só será liberada quando for decretado o fim da pandemia.

Além disso, a lavagem das mãos é um hábito a ser incorporado em todas as situações, pois, além do coronavírus, há outros vírus circulantes. O distanciamento social também segue imprescindível para que possamos, juntamente com a vacinação, reduzir a força e a circulação viral nas nossas comunidades.”

Fortaleza: 36 mil pessoas já foram vacinadas com 2ª dose Fortaleza: 36 mil pessoas já foram vacinadas com 2ª dose Reviewed by Fabiano Silva on 01:07:00 Rating: 5

Nenhum comentário