Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres




A Prefeitura de Forquilha, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira (13) a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com as presenças da Secretaria da Saúde Joelma Pessoa, a Secretária Adjunta,  Ana Maria, Secretária Municipal de Governo, Guida Prado, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natalino Gomes, Coordenadora da Atenção Básica, Silvia Andréia Frota, vereadores, funcionários do município e profissionais da saúde.

A Conferência debateu a Política para as Mulheres e teve como objetivo analisar a situação atual e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Na oportunidade, o público acompanhou a Palestra ministrada por Palestrante Robstênia Sousa, com analises amplamente para otimizar o atendimento à mulher, na área da saúde, e demais temas foram debatidos na conferência.
Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
De acordo com a secretária de Saúde, Joelma Pessoa, foi um passo muito importante para o município. “Na Conferência diversos temas foram colocados em debate nos grupos”, disse a Secretária.
Em maio deste ano o Conselho nacional de Saúde convocou a Conferência nacional de Saúde das  Mulheres com o objetivo de propor diretrizes para a política nacional de Atenção Integral à saúde das Mulheres.
A 1ª Conferência nacional de Saúde e Direitos da mulher aconteceu em 1986 e após 30 anos retoma as discussões e reúne as, mulheres para pensar a política nacional de saúde.  A Conferência Nacional deste ano contempla as políticas de equidade:  da população negra ( no combate ao racismo, desigualdade étcnico-raciais e racismo Institucional), da população LGBT ( no combate a discriminação por orientação sexual e indenidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua ( com reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas ( por conta da redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).


A expectativa é que seja a efetivação do controle social no SUS para a saúde das mulheres. Como parte dos requisitos para a conferência Nacional, A cidade participa no momento da Etapa Municipal, cuja convocação foi legitimada pela resolução 05/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Forquilha.








Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres Reviewed by Fabiano Silva on 16:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário