Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti



No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, em decorrência da elevação dos focos por conta da água parada.

A maneira mais firme para prevenir a proliferação e combatê-lo desde o processo de reprodução. Por isso toda sexta-feria é dia de mutirão, A secretaria da saúde iniciou as visitas domiciliares nesta sexta-feria dia 10, em três bairros do município, ruas:Mocinha Viana,Raimundo Nonato e 1° de Maio.


Equipes formadas por agentes de endemias, agentes de saúde, percorreram por bairros da cidade, “É muito importante que a população abra as portas de suas casas, receba a equipe de agentes e redobre os cuidados, na próxima sexta estaremos em outras três ruas e o objetivo e que agente visite todas ruas do município com os mutirões ”, explicou Joelma Pessoa, Secretária da Saúde.

As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao mosquito. As entrada nas residencias além de orientar a população, tem como finalidade prevenir os moradores, as ações imediata são telamento de caixas d'água, limpeza de ruas e terrenos baldios além de outras ações. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências.

A dona de casa Raimunda já teve dengue e sabe bem dos cuidados que precisa ter para evitar a proliferação do Aedes. “Na minha casa eu tenho muito cuidado,não deixo vasilhas acumular água,Sei da importância da entrada do agente na minha casa para combater possíveis criadouros e a atenção não pode cessar, esse trabalho preventivo é maravilhoso”, disse a moradora.

A prefeitura municipal de Forquilha através da secretaria da saúde, criou o Disk Dengue através do aplicativo do whatsapp (88)9.9450.03.13, faça sua parte ligue,envie fotos e vídeos de terrenos baldios, e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, Prefeitura Municipal de Forquilha, Combater o mosquito é um dever meu, seu e de todos.









Ações de combate ao Aedes:


Como evitar criadouros do Aedes em casas e apartamentos?

-Tampe os tonéis e caixas d’água;

-Mantenha as calhas sempre limpas;

-Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

-Mantenha lixeiras bem tampadas;

-Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

-Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

-Lave com escova ou bucha os potes de água para animais;

-Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Como evitar criadouros do Aedes na área externa de casas e condomínios:

-Limpe ralos e canaletas externas;



Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti Reviewed by Fabiano Silva on 11:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário