Reservatórios somam 7,79% da reserva no CE



O Portal Hidrológico do Ceará divulgou na última quinta-feira (10), que o volume médio atual do 
estoque de água está em 7,79%. É a pior marca registrada nos últimos 22 anos, desde que a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) começou o monitoramento dos reservatórios. Se forem comparados os volumes médios mensais dos 153 açudes do Ceará, de janeiro deste ano até hoje, o índice é 11,06% — é menor do que todo o ano de 2015 (16,65%). A situação é reflexo do quinto ano consecutivo de seca no Ceará. 

Das 12 bacias monitoradas pelas Cogerh, a situação está mais crítica nas bacias do Curu e dos Sertões de Crateús, com 1,74% e 1,89% da reserva de água, respectivamente. Esta última está com oito dos dez reservatórios em volume morto ou completamente secos. A bacia do Alto do Jaguaribe, em Russas, já está completamente seca desde novembro de 2015.

Ao todo, 80 dos 153 açudes monitorados estão secos ou com o volume morto. No último dia 18 de outubro, conforme O POVO publicou, eram 77 nessa situação. Além disso, 133 estão com volume inferior a 30% e nenhum está sangrando. Um dos últimos a transbordar foi o Caldeirão, em Saboeiro. Ele é o único com volume acima de 90%.

Contingenciamento no CE

Os municípios ou localidades que estão em contingenciamento são: Hidrolândia, Forquilha, Capistrano, Itapiúna, Mombaça, Piquet Carneiro, Ema (Iracema), Fortim, Iracema, Palhano, Pereiro, Potiretama, Serra do Félix (Beberibe), Apuiarés, São Luis do Curú, Amanari (Maranguape), Beberibe, Chorozinho, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia, Sapupara (Maranguape), Triângulo (Chorozinho), Maranguape, Catunda, Crateús, Monsenhor Tabosa, Granjeiro, Ipaumirim, Umari, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Pires Ferreira, Reriutaba, Varjota, Viçosa do Ceará, Campos Sales e Araripe.
Reservatórios somam 7,79% da reserva no CE Reservatórios somam 7,79% da reserva no CE Reviewed by Fabiano Silva on 10:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário