Governador pede ajuda da Força Nacional para conter crise no sistema penitenciário do Ceará


Nesta segunda-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, manifestou-se pela primeira vez após dois dias de levante nas unidades prisionais do Estado. Pelo Facebook, Santana anunciou a criação de um gabinete de crise, que, segundo a publicação, vem funcionando desde sábado (21) em parceria com Poder Judiciário, Ministério Público.
O governador falou também sobre a necessidade de reforço da Força Nacional de Segurança: “Solicitei no domingo o apoio da Força Nacional de Segurança, no sentido de garantir a estabilidade nos presídios, especialmente durante a recuperação das instalações, que foram destruídas por conta das rebeliões. Conversei com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que já garantiu esse apoio imediato”.
O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido do governador e o reforço deve chegar até o fim da tarde desta segunda-feira (23)
De acordo com os dados da Secretaria de Justiça, 14 pessoas morreram em conflito, no sábado (21) e  domingo (22), nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao longo desta segunda (23), nenhuma unidade registrou novo conflito, ainda segundo a SEJUS.
Dentre os mortos, estão Luan Brito da Silva, 21 anos, que respondia por latrocínio; Paulo César de Oliveira, 46 anos, respondia por tráfico; Francisco Clenildo Felipe Costa, 40 anos, respondia por furto; Daniel Henrique Maciel dos Santos, 26 anos, respondia por homicídio e roubo; Diego Martins da Silva, 31 anos, respondia por roubo; Roberto Bruno Agostinho da Silva, 23 anos, respondia por homicídio; Rian Pereira Paz, 33 anos, respondia por tráfico de drogas; e Daniel de Sousa Oliveira, 22 anos, respondia por homicídio e roubo. Seis pessoas não foram identificadas e aguardam exames da Pericia Forense.
TúnelUma operação de policiais e agentes penitenciários identificou um túnel na unidade Agente Luciano Andrade Lima. Não há confirmação de fugas.

Governador pede ajuda da Força Nacional para conter crise no sistema penitenciário do Ceará Governador pede ajuda da Força Nacional para conter crise no sistema penitenciário do Ceará Reviewed by Fabiano Silva on 22:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário