Jovem médico que presta atendimento em Forquilha dá exemplo para a profissão
Fala-se muito da falta de humanização no atendimento do profissional médico, embora o pensamento venha mudando nos últimos tempos, ainda reclama-se demais da postura de alguns profissionais médicos diante dos seus pacientes, principalmente tratando-se da rede pública. É sabido, também, que dependendo das circunstâncias, uma série de fatores colaboram para que o atendimento na rede pública seja mais técnico, desviado do que preconiza o juramento de Hipócrates, e às vezes bem pouco ético.
Enfim, o parágrafo acima não se trata de aprofundar-se num ensaio crítico sobre a prática médica, haja vista que esta é infinitamente complexa e busca-se, por fim, salvar vidas. Trata-se de um pequena reflexão para mostrar que o profissional médico, conforme a ótica do paciente, que por ele for tratado e/ou atendido, e a forma de como se dá o atendimento será considerado um "anjo" ou um "monstro".
É de conhecimento de todos que a saúde pública no País anda muito mal e como os profissionais de todas categorias da saúde, que nela estão inseridos, são atormentados diante das limitações ou escassez de recursos. Diante do quadro atual, os médicos não fogem à regra da tormenta em que se transformou a assistência à saúde pública no Brasil. Entretanto, vez por outra, nos deparamos com atitudes de médicos que cumprem à risca o juramento de Hipócrates, com ações de extrema entrega profissional e de pura doação, que vão além das expectativas daqueles que os criticam por falta de humanização.

Este texto não trata-se de homenagem ou heroicização do médico responsável por este atendimento, mas um reconhecimento a todos os médicos que se identificaram nesta atitude do Dr Ítalo Ramos.
fonte: Blog Encontro com a Saúde
Jovem médico que presta atendimento em Forquilha dá exemplo para a profissão
Reviewed by Fabiano Silva
on
07:09:00
Rating:

Nenhum comentário