Entenda as diferenças entre Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela

Algumas doenças já conhecidas pelos brasileiros possuem sua campanha de prevenção efetiva ao longo do ano, mas nos últimos meses o Brasil registrou em vários estados casos doZIKA vírus, que até então era desconhecido da população brasileira, mas bastante conhecido pela população africana.
O que muitos não sabem é que o vírus é transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue e de mais outros dois vírus. O Aedes aegypti  é responsável pela contaminação dos vírus da dengue, Zika, febre amarela e febre chikungunya.
 Entenda as diferenças entre Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela

Dengue
Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti.
Sintomas: febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar
Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue.
Zika
Transmissão: O vírus não é tão forte quanto o da dengue, da chikungunya ou da febre amarela, e os pacientes apresentam um quadro alérgico.
Sintomas: porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarréia e sinais de conjuntivite.
Estes sintomas também são semelhantes à Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, mas sempre é importante ir ao médico para confirmar qual é a doença causadora desses sintomas.
Tratamento: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham ácido acetil salicílico (AAS).
Febre Chikungunya
Transmissão: Assim como as outras ele é transmitido pelo Aedes Aegypti, mas de uma forma diferente.
Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas: febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.
Febre Amarela
Transmissão: O mosquito transmissor também é o Aedes Aegypti. No Brasil o vírus possuiu duas formas a silvestre, que ocorre entre primatas não humanos, e a urbana, que foi erradicada em 1942.
Sintomas: Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Tratamento: Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela, assim como o das outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado.
Entenda as diferenças entre Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela Entenda as diferenças entre Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela Reviewed by Fabiano Silva on 06:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário