Aliado do PT no Ceará, Ciro diz que PT, Lula e Dilma enganaram a população. Parece contradição, mas é método


Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, parceiro da Tribuna do Ceará, Ciro Gomes, disse que Dilma, Lula e o PT mentiram para a população. A imensa maioria dos brasileiros concorda, conforme atestam as pesquisas de opinião. Como isso não é novidade, resta evidente que a fala tem por objetivo marcar uma posição.
Como Ciro evita negar uma candidatura à Presidência, a conclusão lógica é que o ex-ministro procura ocupar espaços no vazio de lideranças políticas nesse momento de crise, no esforço de disputar novamente o cargo.
Terceira via
O discurso é feito com cuidado. Ao mesmo tempo em que diz que Dilma erra feio, Ciro afirma que ela é vítima de conspiradores, incluindo aí o nome de Lula entre os que a atrapalham. Acusa a oposição de golpista, mas evita falar, por exemplo, sobre algumas delações, como a de Ricardo Pessoa, da UTC, que afirma ter financiado as campanhas de Lula e Dilma com dinheiro desviado da Petrobras. A estratégia que é possível deduzir dessa movimentação é desqualificar simultaneamente governo (com PT e Lula juntos) e oposição, para se apresentar como terceira opção.
Tudo isso faz parte do jogo. Ciro é inteligente, articulado, político experiente com recall nacional que o qualificam a postular o cargo, caso consiga um partido. Mas é preciso fazer aqui um reparo e um alerta.
Reparo 
Se Dilma, Lula e o PT mentiram aos brasileiros, é preciso lembrar que não o fizeram sozinhos, mas com a ajuda dos aliados. O Ceará foi um dos estados que deram maior votação para a então candidata à reeleição, apesar das promessas não cumpridas e da pegadinha da refinaria. A responsabilidade pela decepção da população, portanto, deve ser compartilhada com seus defensores no estado. Sem eles, a mentira não teria prosperado por tanto tempo.
Alerta
Em sua fala, Ciro critica o comando nacional do PT. Acontece que não há como dissociá-lo de suas estruturas locais. O nome forte do PT cearense, deputado federal José Guimarães, é o líder do governo na Câmara, em Brasília. Tentar separá-los não passa de uma conveniência.
Quando ainda era aliado de Eunício Oliveira, Ciro esculhambava o PMDB nacional, mas preservava o diretório estadual. Só depois de romper é que passou a criticar igualmente a todos.
É a mesma coisa com o PT. Hoje é conveniente manter boa relação com a sigla no estado porque o governador pertence aos quadros do partido e porque o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, candidato apoiado por Ciro e por enquanto no Pros, precisa da aliança com o PT para ter tempo na propaganda eleitoral. Para os petistas, fica o constrangimento, afinal, se o partido é liderado por mentirosos, não deveria ser cortejado pelos aliados de Ciro no Ceará.
Fonte: Tribuna do Ceara
Aliado do PT no Ceará, Ciro diz que PT, Lula e Dilma enganaram a população. Parece contradição, mas é método Aliado do PT no Ceará, Ciro diz que PT, Lula e Dilma enganaram a população. Parece contradição, mas é método Reviewed by Fabiano Silva on 14:19:00 Rating: 5

Nenhum comentário