Cunha estaria avaliando projeto que permite reeleição à chefia da Câmara

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estaria interessado em votar um projeto que permite a disputa à reeleição da Casa, em 2017. Atualmente, o mandato é de dois anos e a Constituição proíbe à recondução ao cargo durante a mesmalegislatura.
As informações do jornal indicam que Cunha já teria falado sobre a intenção a vários deputados aliados. O assunto seriam os trâmites de uma emenda à Constituição (PEC) que derrubasse a proibição. Ainda em 2003, aPEC 101/2003 foi usada pelo então presidente da Casa João Paulo Cunha (PT-SP) para tentar se reeleger, mas foi barrada pela falta de cinco votos.
No entanto, como a rejeição foi apenas ao "substitutivo", o projeto original pode ser votado a qualquer momento. A proposição de uma nova emenda também pode ser feita por Cunha. A alternativa iria requerer 171 assinaturas e a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e outra comissão especial para ir a voto no plenário, um processo mais longo.
No entanto, na sexta-feira (22), Cunha negou que tenha alguma relação com o projeto. "Nem conheço isso, não é iniciativa minha. Não sei nem se eu seria candidato", afirmou durante uma conferência em Portugal. 
De acordo com a Folha, porém, alguns deputados já teriam começado a recolher assinaturas. A medida de reeleição também chegaria a beneficiar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Em 2004, quando ocorreu o debate sobre o assunto, dentre 127 deputados, Cunha foi um dos que votou contra o projeto. Além disso, Renan articulou para a derrubada da proposta.
Cunha estaria avaliando projeto que permite reeleição à chefia da Câmara Cunha estaria avaliando projeto que permite reeleição à chefia da Câmara Reviewed by Fabiano Silva on 16:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário