Remédios em falta no hospital são encontrados em prédios de Quixadá
Dois prédios desativados, um antigo posto de saúde e o local onde funcionou a Central de Marcação de Consultas de Quixadá, a 160 quilômetros de Fortaleza, eram o esconderijo de milhares de caixas de medicamento, todas inutilizadas. Elas foram descobertas pela polícia e vereadores que receberam a denúncia. Só de um tipo de remédio para dor e febre havia 1.500 caixas.
De acordo com os vereadores, foi comprovado que os medicamentos estavam guardados desde 2013 mesmo com a demanda dos moradores da cidade. "Mais de vinte itens de medicamentos vencidos, enquanto nos postos de saúde, aqui em Quixadá, falta a grande parte da medicação que é de obrigação da rede básica e do município ofertar", afirma o vereador Higo Carlos.
Ao encontrar os medicamentos vencidos nos prédios que pertencem à prefeitura, os policiais e vereadores receberam denúncias de pessoas que moram perto dos locais e viram outros remédios serem queimados. A maioria dos medicamentos continha marca de distribuição do SUS.
A polícia de Quixadá ainda não sabe a quantidade de medicamentos que chegou a ser queimada, mas, no único hospital da cidade, eles fazem faltam. De acordo com funcionários da unidade de saúde, quase todos os antibióticos estão em falta. A dona de casa Rossilda Silva de Oliveira teve comprar toda a medicação, até gazes e esparadrapos, que a mão dela utiliza na internação. "Eu comprei todo o medicamento de injeção. Falta seringa, eu tenho que emprestar seringa para outros pacientes".
O aposentado José Pereira conta que gastou mais de mil reais em medicamento desde que a mulher foi internada. "Todo o dinheiro que eu tinha guardado. Já ontem eu fui obrigado a fazer um empréstimo pra comprar o medicamento porque não tinha mais dinheiro"
A justiça interditou o depósito para evitar que os remédios encontrados desapareçam e determinou o afastamento da secretária de Saúde, Selene Bandeira. Ela afirma que o material vencido foi o que sobrou de doações enviadas por outros municípios depois de um incêndio em depósito de medicamentos de Quixadá no fim de 2012. Ela também reconhece que, atualmente, a quantidade de medicamentos no hospital é insuficiente pra população.
"O medicamento hospitalar e insumo hospitalar nós temos toda humildade do mundo de dizer que não é suficiente. Mas, eu estou em municípioque faz parte do país e que tá aí a calamidade que está no mundo inteiro. A gente não tem um financiamento", afirma a secretaria afastada.
Com informações do G1
Remédios em falta no hospital são encontrados em prédios de Quixadá
Reviewed by Fabiano Silva
on
15:02:00
Rating:

Nenhum comentário