Remédios em falta no hospital são encontrados em prédios de Quixadá



Dois prédios desativados, um antigo posto de saúde e o local onde funcionou a Central de Marcação de Consultas de Quixadá, a 160 quilômetros de Fortaleza, eram o esconderijo de milhares de caixas de medicamento, todas inutilizadas. Elas foram descobertas pela polícia e vereadores que receberam a denúncia. Só de um tipo de remédio para dor e febre havia 1.500 caixas.

De acordo com os vereadores, foi comprovado que os medicamentos estavam guardados desde 2013 mesmo com a demanda dos moradores da cidade. "Mais de vinte itens de medicamentos vencidos, enquanto nos postos de saúde, aqui em Quixadá, falta a grande parte da medicação que é de obrigação da rede básica e do município ofertar", afirma o vereador Higo Carlos.

Ao encontrar os medicamentos vencidos nos prédios que pertencem à prefeitura, os policiais e vereadores receberam denúncias de pessoas que moram perto dos locais e viram outros remédios serem queimados.  A maioria dos medicamentos continha marca de distribuição do SUS.

A polícia de Quixadá ainda não sabe a quantidade de medicamentos que chegou a ser queimada, mas, no único hospital da cidade, eles fazem faltam. De acordo com funcionários da unidade de saúde, quase todos os antibióticos estão em falta. A dona de casa Rossilda Silva de Oliveira teve comprar toda a medicação, até gazes e esparadrapos, que a mão dela utiliza na internação. "Eu comprei todo o medicamento de injeção. Falta seringa, eu tenho que emprestar seringa para outros pacientes".

O aposentado José Pereira conta que gastou mais de mil reais em medicamento desde que a mulher foi internada. "Todo o dinheiro que eu tinha guardado. Já ontem eu fui obrigado a fazer um empréstimo pra comprar o medicamento porque não tinha mais dinheiro"

A justiça interditou o depósito para evitar que os remédios encontrados desapareçam e determinou o afastamento da secretária de Saúde, Selene Bandeira. Ela afirma que o material vencido foi o que sobrou de doações enviadas por outros municípios depois de um incêndio em depósito de medicamentos de Quixadá no fim de 2012. Ela também reconhece que, atualmente, a quantidade de medicamentos no hospital é insuficiente pra população.

"O medicamento hospitalar e insumo hospitalar nós temos toda humildade do mundo de dizer que não é suficiente. Mas, eu estou em municípioque faz parte do país e que tá aí a calamidade que está no mundo inteiro. A gente não tem um financiamento", afirma a secretaria afastada.

Com informações do G1
Remédios em falta no hospital são encontrados em prédios de Quixadá Remédios em falta no hospital são encontrados em prédios de Quixadá Reviewed by Fabiano Silva on 15:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário