Rádio Forquilha online

Sobral ficará sem receber abastecimento de água do Araras. 40 mil sobralenses serão atingidos.


As comportas do açude Araras, no norte do estado, serão fechadas para garantir o abastecimento de cidades do alto Acaraú até abril de 2016. Por outro lado, cidades que estão às margens do rio Acaraú deixarão de receber água do reservatório. É o caso de Sobral, maior cidade do norte cearense.

A decisão foi tomada no final da semana passada em reunião extraordinário do Comitê da Bacia do Acaraú. O fechamento das comportas do açude Araras será gradativo até o dia 31 de março, data em que o reservatório deixará de liberar água para as cidades que ficam às margem do rio Acaraú.

A medida visa garantir o abastecimento de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira, Ipueiras e Hidrolândia até abril de 2016. Além dessas, outras duas cidades, no sertão cearense, passarão a ser abastecidas pelo reservatório, Nova Russas e Crateús, que enfrenta racionamento desde o ano passado.

O problema é que os três anos de seca prolongada reduziram o volume de água do açude a um nível preocupante. O reservatório conta, hoje, com menos de 9% da capacidade e para garantir o sucesso da operação as comportas serão fechadas e as cidades que ficam a jusante da barragem ficarão sem receber água do Araras.

A medida afeta diretamente os municípios de Morrinhos, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré e Sobral. Governo do estado e prefeituras terão menos de cinquenta dias para buscarem soluções para o abastecimento das cidades atingidas pelo corte da água do Araras.

Em Sobral, maior cidade do norte do ceará, cerca de 20% da população será atingida pelo problema. A situação é preocupante, reconheceu Silvestre Coelho, diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral. “Estamos estudando a construção de uma adutora para levar água do rio Jaibaras até o rio Acaraú, onde hoje é feita a captação da água que vem do Araras”, revelou Coelho.

Nas demais cidades, poços profundos para retirar água do subsolo se apresentam como principal alternativa do governo para garantir o abastecimento.
Fonte: Blog Freelance
Sobral ficará sem receber abastecimento de água do Araras. 40 mil sobralenses serão atingidos. Sobral ficará sem receber abastecimento de água do Araras. 40 mil sobralenses serão atingidos. Reviewed by Fabiano Silva on 21:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário