Finalmente começa a circular o Metrô de Sobral

Após dois anos de espera, começou a circular o metrô em Sobral, na manhã dessa quarta-feira 22.

Ainda em caráter experimental, o transporte sob trilhos vai circular por várias linhas a partir das 8h às 12h. Os usuários serão transportados gratuitamente durante o período experimental.



A linha norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida – onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, – ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos.



De acordo com o prefeito, quando o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. “Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT”, explica.

equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h.

Conforme conta a secretária de Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em casa e passem a usar os coletivos. “A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação desse sistema”.



Fonte e fotos: Wellington Macedo Fonte:http://bairrosinhasaboia.blogspot.com.br/
Finalmente começa a circular o Metrô de Sobral Finalmente começa a circular o Metrô de Sobral Reviewed by Fabiano Silva on 18:57:00 Rating: 5

Nenhum comentário