Rádio Forquilha online

Surto de vírus transmitido pelo mesmo causador da dengue faz soar alarme na República Dominicana

Assim como a dengue, a Chikungunya não tem curaReuters
Um surto de Chikungunya, que causa febre e dores nas articulações, mantém em alerta a República Dominicana, onde foram registrados 10 mil casos deste vírus — raramente mortal —, transmitido pelo mesmo mosquido causador da dengue.
O surto afeta 20 das 31 províncias do país, mas 98% dos casos se concentram em San Cristóbal, vizinha à capital, onde foi detectado o primeiro caso desta doença de origemafricana, que já afetou o sul da Europa.
"Desde que foi detectado o surto de Chikungunya em (a cidade de) Nigua, foram notificados 10.078 casos suspeitos, dos quais 9.909 são da província de San Cristóbal e 169, de outras províncias", notificou o Ministério deSaúde Pública em seu último boletim epidemiológico, que faz os cálculos até abril.
Esta é uma doença que "afeta as articulações dos tornozelos, os joelhos e os cotovelos e em algumas pessoas também afeta as mãos", explicou à AFP a infectologista Jaqueline Medina, catedrática de Saúde Pública e Infectologia do Instituto Tecnológico de Santo Domingo (Intec).
— O chinkungunya chegou à República Dominicana para ficar, eu o disse sobre a cólera e o tempo me deu razão.
Esta doença foi identificada pela primeira vez na Tanzânia há 60 anos e na África é endêmica. Também se estendeu para a Ásia, para o sul da Europa (com um surto em 2007 na Itália e outro em 2010 no sul da França) e chegou ao Caribe em 2013, com casos em Martinica e Sant Marteen.
— Quando vai cair a incidência? Quando mais de 50% da população tivermos adoecido, porque geramos anticorpos contra a doença e uma segunda entrada do vírus não se desenvolverá ou será mais branda.
Assim como a dengue, a Chikungunya não tem cura, exceto a evolução natural da doença, e os tratamentos só servem para atenuar os sintomas: ingestão de muito líquido e remédios para a febre e as dores, embora eles devam se basear em drogas ativas, diferentes da aspirina, devido ao risco de hemorragias internas.
Estudos internacionais mostram que raramente este vírus é mortal e era contabilizada uma taxa de 4 mortes por 1.000 crianças menores de um ano ou adultos maiores de 70.
À medida que o Caribe avança para a temporada de chuvas e se multiplicam os depósitos de água que servem de criadouros para os mosquitos, teme-se que a doença continue se propagando neste país de mais de 10 milhões de habitantes.
Fonte:R7
Surto de vírus transmitido pelo mesmo causador da dengue faz soar alarme na República Dominicana Surto de vírus transmitido pelo mesmo causador da dengue faz soar alarme na República Dominicana Reviewed by Fabiano Silva on 19:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário