Rádio Forquilha online

Saudável, peixe é uma boa pedida na Páscoa

Os peixes de águas salgadas são fontes ricas de ômega 3Getty Images
Nesta época do ano as pessoas costumam colocar os peixes em seus cardápios. Um dos peixes mais escolhidos é o bacalhau, mas outras opções também devem ser consideradas, principalmente por causa de seus valores nutricionais. 
De acordo com a nutricionista Cyntha Antonaccio, os peixes gordos de águas salgadas são fontes ricas de ômega 3 e, embora pouco comentado, o DHA (ácido docosahexaenoico) é o principal tipo de ômega 3 e traz benefícios para a saúde ao longo de toda a vida, que vão desde o desenvolvimento das estruturas do cérebro até a prevenção do declínio cognitivo na fase adulta.
― O DHA, ainda um desconhecido para a maior parte das pessoas, é um lipídio estrutural do nosso organismo e seu consumo promove a saúde em qualquer idade. Peixes marinhos também são fontes de EPA (ácido eicosapentaenoico), outro tipo de ômega 3, que também contribui para a saúde cardiovascular
A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) recomenda o consumo diário de 250 mg a 2 g de DHA + EPA para um adulto. Mas a quantidade de DHA presente no peixe varia. Salmão, cavala e sardinha são peixes ricos em DHA, já o bacalhau, por exemplo, tem uma quantidade muito pequena desse lipídio.
― O DHA é um lipídio, logo, peixes gordos tendem a serem mais ricos. Porém, ainda não é totalmente esclarecida a quantidade de DHA que o organismo aproveita a partir do consumo do peixe. De qualquer forma, recomenda-se consumir cerca de 2 porções de peixe marinho por semana.
Principais benefícios do DHA:
― Tem uma função protetora no cérebro contra o declínio cognitivo
― Auxilia na prevenção de arritmias
― Possui efeito anti-plaquetário, prevenindo e tratando a aterosclerose
― Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides
― Contribui para uma gravidez mais saudável
― Participa da formação do cérebro e da retina
― Promove melhor desenvolvimento cognitivo
― Menor incidência de problemas respiratórios e alergias em crianças

Fonte:R7
Saudável, peixe é uma boa pedida na Páscoa Saudável, peixe é uma boa pedida na Páscoa Reviewed by Fabiano Silva on 12:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário