Rádio Forquilha online

Gripe mal tratada pode evoluir para doenças graves


Escolha da medicação é importante para o controle da gripe Thinkstock
Bom dia! Você acordou com aquele mal-estar de gripe ou resfriado? O quadro pode parecer simples e corriqueiro, mas, você sabia que se não tratado corretamente, pode evoluir para doenças graves? Antes de usar qualquer analgésico, o otorrinolaringologista Levon Mekhitarian Neto, avisa que a escolha adequada da medicação é importante para o controle da gripe.
— O uso indiscriminado de remédios pode potencializar os sintomas, mascarar a doença ou ainda interagir com outras medicações já em utilização pelo paciente.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem ao ano em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil. Esse número pode ser ainda maior, uma vez que a notificação dos casos não acontece como a frequência que deveria.
Inverno: hábitos simples ajudam a driblar gripes e resfriados   O especialista explica que, a depender do tempo de evolução da gripe, a pessoa pode estar ‘tratando’, na realidade, uma complicação mais séria como otite, sinusite aguda, laringite e até mesmo uma pneumonia. As pessoas se preocupam com as doenças decorrentes da gripe, sem saber que a causa foi justamente a falta de tratamento adequado.
— Os sintomas são muito parecidos nas patologias que envolvem infecções respiratórias.
Gripe em idosos e crianças
No idoso, que tem a defesa do organismo mais debilitada, e na criança, com o sistema de defesa ainda em formação, os casos de gripe podem ser fatais.
— Os medicamentos homeopáticos são muito recomendados para esses casos, pois são auxiliares também na prevenção de quadros repetidos de infecção das vias aéreas superiores e no tratamento dos estados gripais.
Esse tipo de remédio, segundo o especialista, também não interage com outras medicações e não apresenta efeitos colaterais adversos, podendo ser utilizados mesmo em crianças pequenas.
Fonte:R7
Gripe mal tratada pode evoluir para doenças graves Gripe mal tratada pode evoluir para doenças graves Reviewed by Fabiano Silva on 10:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário