Rádio Forquilha online

Ceará: Chuvas aumentam nível de 52,7% dos açudes do estado

As precipitações registradas em 161 municípios do Ceará entre domingo, 30/3, e ontem, refletiram nos reservatórios de água pelo Estado. Segundo boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), houve recarga em 83 dos 144 açudes cearenses monitorados, número que representa 57,6% do total. Quando considerada a última semana, o incremento aconteceu em 101 açudes.

Os acréscimos, medidos em metros de lâmina d’água, são pequenos. Apenas em um açude, o Tijuquinha (Baturité), o volume cresceu mais de um metro (1,21m). Esse é o único açude monitorado sangrando no Estado.

Considerando a perda por evaporação e o que foi consumido em um dia, houve aporte de mais de 26 mil metros cúbicos de água, indica a Cogerh. O volume total dos reservatórios do Estado permanece estável (era 29,7% em 1º de março e 30,8% ontem). Segundo relatórios da companhia, duas das 12 bacias hidrográficas do Estado tiveram recargas significativas em uma comparação entre janeiro e ontem: o volume da bacia do Alto Jaguaribe passou de 45% para 48,7% e o da bacia do Salgado, de 21,6% para 31%. As duas estão na região Centro-Sul.
As chuvas ainda alimentam lençóis freáticos e equipamentos de armazenagem, como as cisternas. Conforme o coordenador estadual do programa Água Para Todos, Wanderley Guimarães, nas regiões Centro-Sul e do Cariri, sabe-se que as cisternas estão cheias. Apenas a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) instalou 74.687 mil cisternas de placa no Estado, desde 2007. Só em 2013, foram entregues 14.297 cisternas de polietileno.
Wanderley acredita que, caso as chuvas continuem com a intensidade registrada nos últimos dias, “todas as cisternas” serão cheias. Cada cisterna comporta 16 mil litros que, se utilizados apenas para consumo, podem abastecer uma família durante os meses de estiagem.

Fonte: O Povo
Ceará: Chuvas aumentam nível de 52,7% dos açudes do estado Ceará: Chuvas aumentam nível de 52,7% dos açudes do estado Reviewed by Fabiano Silva on 10:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário