Rádio Forquilha online

Meninas podem tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais, diz Ministério da Saúde

Meninas entre 11 e 13 anos podem ser vacinadas contra o HPVThinkstock
A campanha do Governo Federal contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) — usada na prevenção do câncer de colo do útero,começará a partir de 10 de março para meninas entre 11 a 13 anos. Além dos 36 mil postos de saúde da rede pública, a vacina também estará disponível em escolas públicas e privadas que mostrarem interesse em imunizar suas alunas.
Para atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas, o Ministério da Saúde está incentivando secretarias estaduais e municipais de saúde, em parceria com as secretarias de educação, a promoverem a vacinação nas escolas.
Caso a instituição ofereça a vacinação, a escola terá o direito de definir seu próprio calendário e informar aos pais. Além disso, o Ministério da Saúde ressaltou que os responsáveis que não concordarem com a imunização devem preencher um termo de recusa e entregar na escola. Segundo a pasta, a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei.
Não esqueça o cartão de imunização
No caso do posto de saúde, para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses. A pasta reforça que a vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde.
Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e em 2016 às meninas de nove anos. 
Vírus HPV
O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. O SUS vai ofertar a vacina quadrivalente, recomendada pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

Fonte:R7
Meninas podem tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais, diz Ministério da Saúde Meninas podem tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais, diz Ministério da Saúde Reviewed by Fabiano Silva on 23:31:00 Rating: 5

Nenhum comentário