Rádio Forquilha online

Alerta: quem viajar para Pernambuco e Ceará deve tomar vacina contra o sarampo

Se você for viajar com as crianças para Pernambuco ou Ceará, confira se a vacinação da família contra sarampo está em dia. A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo emitiu um alerta diante do aumento de casos da doença nos dois estados.

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza gratuitamente a vacina contra a doença. A primeira dose é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, e deve ser tomada aos 12 meses de idade. A dose seguinte, que deve ser oferecida aos 15 meses, é a vacina tetraviral, que inclui a imunização contra a catapora.
Mas atenção! Adulto também deve se cuidar. Embora a doença seja mais comum entre as crianças, as complicações dela na fase adulta podem ser maiores. Por isso, se você nasceu a partir de 1960 e não foi imunizado, procure o SUS. Mas lembre-se: a vacinação deve acontecer 10 dias antes da viagem.

Caso você tenha viajado para Pernambuco ou Ceará recentemente, ou entrado em contato com alguém desses locais, fique atento a sinais da doença, como febre alta, conjuntivite, coriza, tosse e inflamações avermelhadas na pele. Não hesite em procurar ajuda médica caso apresente algum desses sintomas.

O alerta do governo visa evitar que o vírus se espalhe. O contágio se dá por dispersão de gotículas (tosse, espirro) em ambientes fechados – escolas e creches, principalmente.
Fonte: Revista Crescer
Alerta: quem viajar para Pernambuco e Ceará deve tomar vacina contra o sarampo Alerta: quem viajar para Pernambuco e Ceará deve tomar vacina contra o sarampo Reviewed by Fabiano Silva on 20:23:00 Rating: 5

Nenhum comentário