Militantes atacam base dos EUA no Afeganistão

Um grupo de homens-bomba atacaram uma base dos EUA perto da fronteira com o Paquistão na manhã deste segunda-feira (2), provocando várias explosões, além de tiroteio e "encerramento" de uma estrada-chave usada por caminhões de abastecimento da Otan, disseram autoridades.
 
O Talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque na área de Torkham. Em um comunicado, a Otan confirmou "uma série de explosões" na área, mas disse que nenhum de seus funcionários foram mortos. A aliança militar não libera informações sobre qualquer de suas tropas que podem ter sido feridos.
 
Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governador da província de Nangarhar, disse que vários suicidas fizeram o ataque, e que forças afegãs e norte-americanos trocaram tiros com os militantes. Ele disse que helicópteros da Otan estavam voando sobre a base.
 
A estrada entre a cidade de Jalalabad e Torkham, uma importante rota para caminhões de abastecimento da Otan, foi fechada, Abdulzai disse.
 
Em um comunicado enviado por email, porta-voz do Taliban Zabiullah Mujahid disse que o grupo insurgente estava por trás do ataque de segunda-feira, e afirmou que destruíram vários tanques no processo - uma afirmação que não ainda não foi confirmada.
 
A retirada da Otan deverá ser concluída em 2014, se os prazos previstos forem seguidos, mas a comunidade internacional já trabalha com a possibilidade de manter certa presença militar em solo afegão após essa data.
 
Fonte: G1, com informações da AP
Militantes atacam base dos EUA no Afeganistão Militantes atacam base dos EUA no Afeganistão Reviewed by Fabiano Silva on 18:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário